x
Loading...

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL CORRETO PARA CADA ATIVIDADE.

“Cuidado, profissional que faz tudo, pode ser o seu problema”

 

Certo dia recebi um questionamento sobre como agir, pois a pessoa havia construído uma casa com um empreiteiro que contratou um “eletricista” para fazer a parte elétrica, mas 3 meses depois de estar morando, dois disjuntores pegaram fogo e quase incendiaram a sua casa.

Ainda neste relato ele dizia que outros problemas já estavam acontecendo na instalação elétrica.

Infelizmente isto é muito comum no Brasil, deixar a instalação elétrica na mão de pseudo-profissionais que não sabem fazer uma instalação elétrica correta.

Esta condição aumenta significativamente o risco de acidentes que podem ser fatais.

Os acidentes de origem elétrica em ambiente residencial têm registrado números significativos de acordo com o levantamento da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para oe Perigos da Eletricidade. Em 2021 por exemplo foram quase 637 incêndios e mais de 800 mortes no Brasil.

ó em ambientes residenciais os incêndios somaram 343 e vitimaram 40 pessoas na maioria crianças ou idosos1. Neste mesmo documento é apontado a morte por choque elétrico de 671 pessoas sendo que em ambientes residenciais o número foi 190.

Estes números são assustadores e refletem o descaso e o desconhecimento que acontece com a eletricidade, pois a grande maioria destes acidentes tem origem nesta atitude, ou seja, a de não contratar um projeto elétrico, não saber a formação do profissional eletricista e tão pouco exigir uma verificação, laudo ou certificação da instalação elétrica.

Assim como a hidráulica, a eletricidade fica dentro da parede e, portanto ninguém vai ver o que eu fiz, porém se um cano vazar, você poderá perder alguns móveis, mas se a eletricidade apresentar problemas um acidente mais grave pode acontecer, podendo levar até a ocorrência de óbitos.

Você deve estar pensando que isto só ocorre na construção e você já tem sua casa funcionando tudo direitinho há muito tempo não é?

O máximo que você faz é algumas reformas daqui ou uma extensãozinha ali.

Pois bem, isto se aplica também às reformas. Mesmo numa simples reforma da instalação elétrica, há que se realizar um projeto elétrico e contratar um profissional legalmente habilitado para executar o serviço.

O projeto lhe trará, além de uma garantia de segurança, e conforto, a economia da energia que tanto desejamos.

É no projeto que o projetista realiza estudo do melhor ponto para colocar o quadro de energia, identifica a melhor seção do condutor, instala os dispositivos de proteção adequados como DR2, DPS3 e Disjuntor4, e também minimiza os caminhos dos fios para economizar na quantidade, assim quando você vai comprar os fios na loja não arranca os cabelos.

Mas a sugestão não para por ai.

É importante que você tenha um ou mais profissionais capacitados e qualificados para realizar esta instalação e que esteja atualizado, pois aquele que diz “sempre fiz assim” fica para traz. Há inúmeras tecnologias que garantem a segurança e que vão minimizar o tempo de execução.

E para terminar, não esqueça de solicitar um laudo da reforma para que você tenha a certeza de que tudo foi feito corretamente e dentro das normas técnicas. Somente desta forma você e sua família estarão seguras.

Tome cuidado com aquele profissional que faz tudo, é pedreiro, faz hidráulica, elétrica, assenta azulejo, piso, e ainda faz o almoço.

Raramente quem faz tudo faz tudo bem. Identifique cada profissional bom na sua área e contrate cada um para executar o seu serviço de forma adequada, segura e no menor custo.

A frase mais certa que se fala neste mercado é: “O barato sai caro”.

Não economize na instalação elétrica.

Ela será sua segurança.

 

Edson Martinho é Engenheiro Eletricista e pós-graduando em Engenharia em Segurança do Trabalho, fundador e Diretor-Executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Escreveu e publicou o livro “Distúrbios da Energia Elétrica” (Editora Érica, 2009), é colunista, palestrante, diretor Técnico da Lambda Consultoria e Secretário da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Salto

Mais informações:  edson@lambdaconsultoria.com.br

 

1 – Fonte: Anuário estatístico de Acidentes de Origem Elétrica Abracopel  – https://abracopel.org/estatisticas/anuario-estatistico-de-acidentes-de-origem-eletrica-2022/

2 – DR – Dispositivo Diferencial Residual que tem função de seccionar o circuito na ocorrência de uma fuga de corrente que pode ser um choque elétrico

3 – DPS – Dispositivo proteção contra surto – Aplicado para prevenir a queima de equipamentos eletroeletrônicos pela ocorrência de surtos de tensão induzido, principalmente em épocas de tempestades

4 – Disjuntor – Dispositivo a sobrecorrente, evita que uma sobrecarga ou um curto-circuito se torne um princípio de incêndio e posterior incêndio

 

Escrito por: Por Edson Martinho

COMMENTS
ADD your COMMENT

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *